quinta-feira, 1 de maio de 2014

SIGLAS

Olá, meus queridos amigos.

Por muito tempo, estive afastado da edição deste blogue e os motivos foram vários, entre eles, uma dúvida: site ou blogue? O primeiro permite acrescentar diversas informações e dividir melhor os assuntos, já o segundo é muito mais fácil de editar. Pensei um pouco e fiz o óbvio: uni os dois. Se facilitará minha vida, veremos, mas o importante é que estamos de volta.

E o nosso primeiro assunto é: siglas.

Como podem ver, nosso blogue agora tem o nome de S. O. S. Língua Portuguesa. Durante algum tempo, fiquei em dúvida se deveria usá-lo, pois há diversas publicações na internet que fazem alusão a ele. Entretanto, pensei: Ora, quando eu publiquei a série homônima (ed. Escala, 2003), a sigla era original na rede de computadores – basta procurar pelo google publicações antes da data e confirmar. Depois, a primeira publicação em papel usando esse título foi minha, então... vamos lá!



Observem o painel acima. É muito comum as pessoas usarem o ponto apenas e tão somente para separar as letras, mas devemos ter em mente que não é para isso que ele serve, e sim para indicar, no caso, abreviação, logo, toda letra deve ser seguida por um ponto NAS SIGLAS PURAS, aquelas em que cada letra representa uma palavra.

S. O. S. – Save Our Souls (Salvem Nossas Almas)
I. N. S. S. – Instituto Nacional de Seguridade Social
F. G. T. S. – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço *

(*) Como podem ver, as letras iniciais de preposições e conjunções não são usadas para compor a sigla pura.

Brilhantes que somos, entendemos que são corretas:

S. O. S. Língua Portuguesa
S. O. S. Racismo
I. N. S. S.
F. G. T. S.

E incorretas:

S. O. S Língua Portuguesa (falta um ponto depois do segundo S)
SOS Racismo (faltam todos os pontos)
INSS
F.G.T.S

Há, contudo, AS SIGLAS IMPURAS, aquelas que não usam as primeiras letras de cada palavra, mas sim uma simples junção de algumas delas. Nesses casos, os pontos são simplesmente descartados.

Vejam:

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito

-------

Certo?
Por hoje é só, nos veremos com bastante frequência, daqui em diante.
Abraços.

.





Nenhum comentário:

Postar um comentário